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CREATINA – ENTENDA MAIS SOBRE ESSE SUPLEMENTO

A principal função da creatina é dar e recuperar energia muscular de forma rápida. Por isso ela é muito utilizada entre os atletas (principalmente os de elite) e pessoas que desejam aumentar a massa muscular em academias e outras práticas esportivas.

Como boa parte das substâncias consumidas por atletas para aumentar a performance, ela ainda gera muitas dúvidas e é cercada de mitos.

 O que é?

A creatina é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). A substância também está naturalmente presente em carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. Em nosso organismo cerca de 95% dela é armazenada no nosso tecido muscular.

Benefícios da creatina

Existem muitas discussões sobre a eficácia ou não da creatina. Mas estudos comprovam que quando tomada de forma adequada é possível obter resultados.

Porém, somente o consumo de creatina não garante nada. Mais que isso: quando não utilizamos nosso organismo expulsa a substância através da urina. Por isso, o uso de creatina deve ser feito apenas por quem pratica atividades físicas, caso contraria estará sobrecarregando seu organismo.

  • Aumento de Força

Para quem pratica exercícios anaeróbicos (levantamento de peso, sprint, etc…) é possível alcançar ganho ou nivelado para o crescimento muscular. A creatina funciona como combustível para fornecer a energia extra necessária para se recuperar e aumentar a força que precisamos. São nos exercícios anaerobiose que a creatina tem os maiores efeitos e benefícios.

  • Ganho e aumento no volume muscular

Ingerir a creatina ajuda o crescimento da massa muscular mais do que quando não tomada. Desde que se faça uma dieta adequada e a ingestão de creatina de forma correta acompanhadas dos exercícios indicados. Essa combinação garante resultado, uma vez que a síntese proteica é maior e poderá apresentar melhores resultados.

  • Aumentar a resistência

Isso é verdade. Porém, apenas em exercícios anaeróbios de alta intensidade, mas em um curto período de tempo. Em exercícios onde há uma longa duração, não há grandes diferenças quem toma e quem não toma o suplemento.

  • Recuperação de energia muscular de forma mais rápida

A creatina tem um papel importante na recuperação.  A creatina é fundamental, pois potencializa os níveis de fosfato de alta energia e multiplica o glicogênio muscular. Porém, você deve saber que para um processo correto de recuperação muscular, a melhor coisa é sempre combinar uma dieta equilibrada com o consumo de muitos líquidos.

Veja sobre mais suplementos em: https://www.multiformulas.com.br/desempenho-fisico.html

Como tomar a creatina?

A creatina é um suplemento em pó, que pode ser com ou sem sabor, que necessita de diluição em água ou suco para consumi-la e pode ser tomada em qualquer momento do dia, não existindo necessidade de tomar o suplemento em uma hora especifica. Os benefícios do consumo da creatina são obtidos graças ao aumento do nível da substância nos músculos, o que ocorre com a ingestão regular e não imediata.

Creatina engorda?

A substância não aumenta a quantidade de gordura corporal, porém, pode levar, sim, a um ganho de peso. Primeiro porque, com o treino regular, dieta adequada e uso da substância, seus músculos vão crescer (e músculo pesa). E segundo porque com o aumento do nível de creatina nos músculos também há uma elevação da quantidade de água dentro deles —e essa água não só pesa como aumenta o volume muscular.

Tomar creatina faz mal?

Tomar creatina nas doses recomendadas (3 a 5g ao dia) e por curto tempo, não faz mal para o organismo, pois faz com que não exista quantidade suficiente para sobrecarregar os rins ou o fígado. Porém, a forma mais segura de tomar creatina é através do acompanhamento de um médico ou nutricionista, pois é importante respeitar as doses e tempo de uso recomendados e avaliar periodicamente os seus efeitos no corpo.

Pessoas com problemas renais ou hepáticos devem consultar o seu médico antes de consumir esse suplemento.

Gostou de saber um pouco mais sobre a creatina?

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“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico, farmacêutico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Evite a automedicação.”